A bomba de calor é uma das melhores opções para aquecimento, devido sua capacidade de aquecer grandes volumes de água com consumo baixo de energia elétrica. São utilizadas por serem eficientes no emprego da energia que recebem, pois são capazes de gerar cerca de 2 a 5 vezes a quantidade de energia que gasta para ser acionada. O trabalho com bombas de calor ainda é pouco conhecido no Brasil em vista de outros países que as utilizam em residências e indústrias.
É um equipamento mecânico que tem por finalidade transferir o calor de uma fonte fria para uma fonte quente operando a partir dos princípios termodinâmicos. Seu princípio de funcionamento se dá através da transferência de calor, utilizando a potência externa para fazer o transporte de energia de um meio frio para um meio quente. O sistema extrai do ar o calor necessário para aquecer um reservatório de água de banho, boiler ou nas industrias, água de processo ou ambiente.
É por meio do coeficiente de desempenho (COP), que se torna possível determinar a eficiência das bombas de calor. Esta definição se dá através da relação que há entre o calor total que está sendo fornecido e pela quantidade de energia gasta para acionar a bomba. Desta forma, quanto maior for o valor do COP, maior será a eficiência da bomba de calor.
A bomba de calor pode auxiliar os processos industriais e também no comércio.
As bombas de aquecimento e os sistemas de refrigeração operam com os mesmos princípios físicos e componentes: compressores e trocadores de calor.
Através de análise e estudos, podemos adequar projetados para a pressão de compressão grande e finalizar em uma bomba de aquecimento. Assim, conseguimos temperaturas de condensação eficazes não somente para operação do sistema de aquecimento em baixa temperatura, mas também para o fornecimento do calor de processo.
Para o comércio, é possível o aquecimento de água e a refrigeração de ambientes. Num hotel, podemos aquecer água da piscina e manter o restaurante climatizado, por exemplo.
Em consonância com tudo que foi descrito acima, temos também outras vantagens no uso da bomba de calor, que podem ser descritas como:
Redução da conta de energia: Como trabalha de forma automatiza com aquecimento gradativo da temperatura, a bomba de calor demanda pouca energia. Ela desliga ao atingir a temperatura ideal, religando apenas quando necessário para manter essa temperatura.
Flexibilidade de uso: A bomba de calor adapta-se adaptar às necessidades e estrutura específica de cada local e sua demanda. Ela pode ser usada em um sistema de aquecimento único ou acoplada a outros sistemas.
Infraestrutura e manutenção simples: Utiliza pouco espaço, dispensando assim a necessidade de grandes áreas de instalação. Sua manutenção também é bem simples, não requerendo grandes paradas de processo.
Aquecimento constante: Água aquecida se mantêm em temperatura constante a todo momento e em qualquer época do ano. Permite também um ajuste de temperatura desejada pelo usuário.
Economia e sustentabilidade: Essa é a melhor vantagem. Comparada a outros sistemas, a bomba de calor possibilita uma redução de até 70% do custo de aquecimento de água por utilizar a energia elétrica apenas para funcionamento da bomba, além de usar uma fonte gratuita e renovável de calor, sendo assim, um dispositivo de uso sustentável. A água é aquecida pelo sol.
Comércios e industrias que necessitam de calor e frio em seus processos, podem entrar em contato, pois é possível um estudo de eficiência energética com redução de consumo.