Retorno do horário de verão.
Apesar de muitos não concordarem com a troca de horário, em dias de pico, a economia é fundamental para abastecer um terço do consumo do Rio de Janeiro.
O Portal da Cidade questionou seus seguidores através das redes sociais facebook e instagram se são a favor ou contra o retorno do horário de verão. De forma surpreendente o público ficou bem dividido:
A maioria dos internautas que nos acompanham pelo face disseram ser contra a volta do “horário adiantado”. Afinal, muitos reclamam por ter que acordar cedo, muitos vezes ainda na madrugada.
A Andressa Pifano, por exemplo, se queixa do medo de andar pelas ruas:
“Sou contra. Porque se já é difícil pra nós mulheres andarmos pela madrugada no horário normal, imagina no horário de verão… E quanto mais cedo temos que sair, mais escuro pra andar!”
Outra internauta que fez questão de comentar foi a Fabi Silva; ela disse não sentir diferença alguma.
Quando analisada a enquete feita pelo instagram, a situação mudou de figura! 72 pessoas se disseram a favor da troca de horários; isso equivale a 60% dos votos. Outros 49 votos se se disseram contra.
Economiza ou não?
Taís Zamuner é engenheira eletricista na empresa ZAS e conversou com o Portal da Cidade sobre o assunto. Mas a pergunta que não quer calar é; afinal, o horário de verão traz economia, ou não?
A resposta é um enfático sim! Fazendo um cruzamento entre os dados da ONS, com o Ranking Paulista de Energia, um único dia de horário de verão é capaz de suprir a demanda de energia de Cabreúva por três dias.
A especialista também explica que deslocar o horário de verão, tendo mais tempo de sol, faz com que os dias possam ser melhor aproveitados e, consequentemente, fazer a economia girar.